Semana Do Acadêmico de Filosofia

Semana Acadêmica de Filosofia

Festas e Eventos

Sobre o evento:
O Departamento de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNIR têm a alegria de convidar a comunidade acadêmica e demais interessados/as a participarem de sua semana acadêmica, a acontecer entre os dias 26 a 29 de agosto de 2020, com o tema “Pandemia e suas implicações: os desafios do pensamento filosófico em termos de crise”.


A pandemia do coronavírus modificou a expectativa cotidiana de uma normalidade sem interrupções e sem sobressaltos, que, por isso mesmo, nos permitiria continuar vivendo “como se o mundo nunca fosse acabar” e, portanto, como se nunca precisássemos nos preocupar com inovação, reinvenção e mudança.

Isso, por enquanto, não existe mais e o “novo normal” consiste em mudanças e readequações institucionais básicas (por exemplo, uma atuação mais incisiva das instituições públicas em ciência, tecnologia, gestão econômica, integração e estabilização sociais e mesmo em termos de oferta de uma renda básica de cidadania universalizada), assim como em uma dialética entre interesses públicos e interesses privados, entre coletividade e individualidade que retoma a primazia de ideais de bem-estar e de reciprocidade em comum para garantir, no mínimo, que o vírus não circule, não nos contamine e que não contaminemos e, portanto, não matemos direta ou indiretamente aos outros.

Isso sem falar em transformação de hábitos pessoais em torno à saúde mental e física, que se mostram fundamentais para uma maior ou menor imunidade à infecção viral.

Aqui, no âmbito da individualidade, como lá, na esfera das instituições e da coletividade, o novo normal é a invenção e a solidificação de hábitos, de hobbies e de atividades de trabalho, de interação e de criação que fortaleçam a integralidade de nossa identidade pessoal e nossos laços e responsabilidades coletivos, assim como o protagonismo institucional necessário e inultrapassável a e para uma democracia.

Qual o papel das ciências humanas e sociais de um modo geral e da filosofia em particular nesse esclarecimento, planejamento e definição do “novo normal” e em termos de, para utilizar uma fala do intelectual indígena Ailton Krenak, formulação de um conjunto de práticas, valores e atitudes (institucionais, coletivas, individuais) capazes de “adiar o fim do mundo”? Esta e outras questões serão desenvolvidas neste evento.


No cartaz abaixo, vocês podem encontrar informações sobre datas, horários, temas e palestrantes, bem como (a) o link para inscrição de ouvintes que desejam receber certificado (inscrição via Even) e (b) as portas para acesso digital às conferências, uma para cada dia do evento, por meio da plataforma digital Google MEET.

Deixe seu comentário

Você precisa estar logado no Facebook para comentar.