aeroclube

Portaria do Governo Federal fecha único aeroclube de Porto Velho

Notícias

Começou valer nesta quinta-feira (26) uma portaria do Ministério da Infraestrutura, assinada pelo superintendente de infraestrutura aeroportuária, Rafael José Botelho, que fecha o único aeródromo de Porto Velho (RO) com cadastro na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O local que fica na Zona Sul da capital teve seu tráfego aéreo fechado.

Liminar de 2013 havia determinado fechamento do aeroclube, mas outra liminar da Justiça permitiu que atividades continuassem.

Há seis anos, uma portaria semelhante a essa foi publicada para a paralisação do local, pois a prefeitura queria usar o terreno para a construção de um centro de eventos.

Entretanto, uma liminar da Justiça Federal tornou a portaria sem efeito, fazendo com que os pousos e decolagens continuassem no local.

Acredita que as questões políticas podem ter influenciado na decisão da Agência Nacional de Aviação Civil. A defesa do aeroclube vai pedir a revogação da portaria sob o argumento de que a liminar de 2013 segue valendo.

O aeroclube é um local que forma vários pilotos com os cursos. Com o fechamento do mesmo, os interessados terão que procurar outros estados para estudarem. O terreno também é usado pela população com a prática do paraquedismo.