Capes oferta mais de 60 mil bolsas para professores da educação básica

Notícias

O programa tem o objetivo de qualificar os docentes de rede básica de ensino

Estão disponíveis dois editais para a formação de professores da educação básica ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A primeira publicação nº 01/2020 faz referência ao Programa Residência Pedagógica, já o segundo edital nº 02/2020 trata do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Somados, os dois disponibilizam mais de 60 mil bolsas.

Segundo o cronograma dos editais, o programa irá oferecer 30.096 bolsas para até 250 instituições de ensino superior (IES), com duração média de 18 meses, estando 60% dessa carga horária voltada para as áreas de conhecimento consideradas prioritárias. Dentre elas estão a alfabetização, biologia, ciências, física, língua portuguesa, matemática e química.

A formação Residência Pedagógica é uma das ações da Capes que faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, através da experiência prática dos formandos dentro da sala de aula na segunda metade do curso de Licenciatura. De maneira semelhante, o PBID permite experiência similar aos alunos de licenciatura, mas diferencia-se por ser ofertado na primeira parte do curso.

Para o presidente da Capes, Anderson Correia, “um professor bem formado, motivado, capacitado, qualificado, certamente terá um impacto muito grande na vida dos estudantes brasileiros”.

Cronograma

Submissão de currículo na Plataforma Capes de Educação Básica: até 28 de fevereiro

Cadastro dos projetos: até 2 de março

Resultado final da seleção: até 10 de abril

Início das atividades: 14 de abril

* Com informações do Ministério da Educação

Agência Educa Mais Brasil

Deixe seu comentário

Você precisa estar logado no Facebook para comentar.