Operação apreende mais de mil gramas de mercúrio no rio Madeira em Porto Velho

Notícias

Mais de mil gramas de mercúrio foram encontradas no rio Madeira, em Porto Velho, durante uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental (PMA), o Exército Brasileiro e Secretaria de Meio Ambiental (Sedam). O objetivo é coibir a extração irregular de minérios.

Neste domingo (26), a polícia confirmou que foram encontradas 12 dragas que faziam garimpagem em uma área de proteção ambiental no rio. Segundo o boletim de ocorrência da PMA, além do mercúrio, houve a apreensão de:

  • 132 gramas de ouro puro aproximadamente e;
  • 264 gramas de ouro azogado aproximadamente.

A PMA informou à CBN Amazônia que, na manhã deste domingo, mais 10 pessoas foram presas durante a madrugada. Outras 18 foram autuadas. As audiências estão marcadas para fevereiro.

Na última sexta-feira (24), duas pessoas seguiram à Polícia Federal por extração ilegal de ouro na APA.

Dragas estavam em área proibida para extração de ouro  — Foto: PMA/Divulgação

Dragas estavam em área proibida para extração de ouro — Foto: PMA/Divulgação

No sábado (25), o capitão Jairo Carneiro, da Polícia Ambiental, informou que seis dragas foram apreendidas no primeiro dia de ação e que nenhuma delas tinha autorização para estar dentro da APA do Rio Madeira.

As pessoas presas e os materiais apreendidos foram levados à Delegacia da Polícia Federal.

A operação Rio Madeira seguirá por tempo indeterminado e é realizada a pedido do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Ministério Público Federal (MPF).

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Você precisa estar logado no Facebook para comentar.