Foto: Dislene Queiroz/Sesau-RO

Guajará-mirim recebe ajuda do Governo de Rondônia; Uma equipe da Sesau foi encaminhada para o município.

Notícias

A equipe permanecerá no município durante uma semana para realizar treinamentos com os profissionais da atenção básica de saúde. 

Por F1 Notícias

Na última quarta-feira (20) o Governo de Rondônia enviou para o município de Guajará-mirim uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com o objetivo de auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus. O município chamou a atenção do governo por apresentar um índice de óbitos por coronavírus superior ao percentual populacional.

A comitiva foi liderada pelo secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, e contou com a colaboração de servidores tanto da Sesau – técnicos, médicos e enfermeiros- , quanto da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Angevisa) e Defesa Civil. Segundo Máximo, “são profissionais acostumadas a trabalhar com situações de crise e vão ficar aqui para um diagnóstico e mudança de fluxo”. A equipe irá permanecer no município durante uma semana para realizar treinamentos com os profissionais da atenção básica de saúde. 

Intervenção no município 

Na tarde de quinta-feira (21), em uma entrevista coletiva, Máximo declarou que o governo não tem a intenção de intervir totalmente na saúde do município. O secretário destacou que está em contato direto com as autoridades locais e que tem enviado profissionais capacitados e materiais para auxiliar no enfrentamento do Covid-19.

Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, no início da semana, um requerimento pedindo que o Governo de Rondônia pudesse intervir na saúde do município de Guajará-mirim. Os deputados alegaram que a situação era de extrema urgência e devido o alto índice de mortes na localidade por conta do novo coronavírus. O secretário, Fernando Máximo,  não chegou a comentar de forma direta o pedido da assembleia de intervenção no município.

Guajará-mirim e Covid-19

Segundo o boletim divulgado pela Sesau na noite de quinta-feira (21), o município possui 76 casos confirmados do novo coronavírus e até o momento 18 óbitos por conta da doença. No início da semana o número de óbitos chegou a corresponder a metade dos diagnósticos, o que causou um grande alarde em todo o estado. 

Deixe seu comentário

Você precisa estar logado no Facebook para comentar.