Papa nomeia Padre Norbert H C Foerster bispo da Diocese de Ji-Paraná

Cotidiano

O Papa Francisco, nesta quarta-feira (02/12), nomeou bispo da Diocese Ji-Paraná (RO) o padre Norbert Hans Christoph Foerster. O missionário verbita é natural de Bonn, na Alemanha, e assume após o Papa acolher, o pedido de renúncia de dom Bruno Pedron, salesiano de origem italiana que completou 75 anos, em 2019.

A diocese de Ji-Paraná, localizada na região central do estado de Rondônia, abrange parte do noroeste do Mato Grosso. Dividida em 24 paróquias e subdividida em 6 regionais, atualmente é administrada pelo Padre José Celestino. O missionário Norbert H C Foerster conhece nossa região. Em 2013, assumiu na Diocese de Humaitá/AM, as funções de administrador apostólico, e vigário geral paroquial da catedral Imaculada Conceição. Período em que ministrou teologia no seminário maior João XXIII em Porto Velho, e, em Missão, acompanhou de perto a realidade de duas comunidades indígenas dos Parintintin e cerca de 65 comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Madeira.

Dom Roque Palosch, arcebispo de Porto Velho/RO acolheu com alegria o anuncio papal, e com as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, deseja feliz cumprimento da nova missão ao Pe. Norbert H C Foerster, e parabenizou a comunidade da diocese de Ji-Paraná que acolhe o novo Pastor.

Breve Currículo Padre Norbert H C Foerster, possui bacharelado em Teologia pelo Pontificium Athenaeum S.Anselmi de urbe e pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Ciências Sociais e Religião e na área de teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tradição e transmissão religiosa; memória religiosa; Antropologia da Religião; Antropologia e Sociologia urbanas; pentecostalismo (especialmente antigo); religião na periferia (com ênfase em evangélicos e católicos na periferia); catolicismo, Renovação Carismática Católica, novos movimentos católicos, novas comunidades católicas, religião popular; Pastoral Urbana e Mariologia.

Histórico da Diocese de Ji-Paraná/ROA Prelazia de Rondônia foi criada no dia 3 de janeiro de 1978 pelo Papa Paulo VI, desmembrada das Prelazias de Porto Velho e Guajará-Mirim e elevada a Diocese no pontificado de João Paulo II no dia 19 de fevereiro de 1983. Dom Antonio Possamai foi o primeiro bispo Diocesano (4 de Março de 1983 – 11 de Abril de 2007). Em 2007, dom Bruno Pedron, SDB. O padre Norbert H C Foerster é o terceiro bispo eleito à Diocese.

Deixe seu comentário

Você precisa estar logado no Facebook para comentar.