Plataforma brasileira disponibiliza curso gratuito de Libras

Educação

Formação é oferecida pela startup Kultivi; curso tem duração de 20h

Possibilitar que pessoas surdas e ouvintes se comuniquem e sejam entendidas entre si é um dos primeiros passos para desenvolver a inclusão e promover a acessibilidade em qualquer ambiente. Nesse contexto, a startup brasileira voltada para educação, Kultivi, está lançando um curso completo de Libras. On-line e totalmente gratuita, a especialização irá abordar conteúdos que vão desde o básico, como a comunicação do dia a dia, até conteúdos mais avançados, como verbos, adjetivos e substantivos usados para facilitar a comunicação.

No Brasil, cerca de 5% da população é surda, como aponta um estudo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Por isso, aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é essencial para o desenvolvimento social e emocional das pessoas surdas, além de proporcionar aos ouvintes a oportunidade de interação com essa comunidade.

O curso oferecido pela Kultivi tem duração de 20h e os interessados podem se inscrever através do site. Após a conclusão, o estudante pode solicitar o certificado. As aulas são gravadas e o estudante pode fazer o download dos slides utilizados na aula e fazer anotações, além de utilizar como uma apostila do curso.

Para Cláudio Matos, CEO da Kultivi, “promover o acesso de toda e qualquer pessoa interessada na capacitação em Libras foi o que motivou a incluir o ensino desta linguagem na plataforma. É um recurso de comunicação que amplia a independência e igualdade de acesso à informação entre surdos e ouvintes, e deveria sempre receber a mesma importância que o ensino de línguas estrangeiras”, ressalta.

Outras opções

Além do curso gratuito de Libras, uma graduação na área é uma oportunidade a mais para reforçar o aprendizado, garantir a acessibilidade e ter melhores chances no mercado de trabalho. Saber interagir com a comunidade surda amplia a chance de ter maior destaque profissional.

O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, oferece bolsa de estudo para Libras com até 70% de desconto nas mensalidades. Os descontos são válidos até o final da formação. Basta verificar as oportunidades disponíveis e fazer a inscrição. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Deixe seu comentário

Você precisa estar logado no Facebook para comentar.